O que é o Egg Fasting ou Jejum do Ovo?

O Egg Fasting ou “Jejum do Ovo” é uma dieta de curto prazo que envolve comer principalmente ovos, queijo e manteiga, com o objetivo de aumentar a perda de peso e proporcionar um maior emagrecimento.

Vem sendo muito utilizado por pessoas que procuram romper com os platôs de perda de peso, especialmente aqueles que seguem dietas com baixo carboidrato, como a dieta cetogênica.

Nesse artigo você saberá tudo sobre o Egg Fasting, incluindo suas regras, benefícios e riscos.

O que é o Egg Fasting?

Em 2010, o blogueiro Jimmy Moore fez sua incursão de um mês na dieta de apenas ovos, assim surgiu o Egg Fasting.

Ovos Egg Fasting Blog Olá Saúde
Protocolo Egg Fasting – O ovo é um alimento altamente nutritivo

É basicamente uma dieta cetogênica ¹ – rica em gorduras e proteínas, e baixa em carboidratos. O objetivo da dieta cetogênica é possibilitar seu corpo de entrar no estado metabólico da cetose, durante o qual começa a usar as cetonas como fonte de energia em vez de glicose.

O Egg Fasting vem para ajudá-lo a romper com os platôs de perda de peso, que desanimador em qualquer dieta onde sua perda de gordura é interrompida.

O protocolo tem muitas regras, incluindo:

  • Consumir ovos inteiros (gemas e claras);
  • Ingerir 1 colher de sopa (15 gramas) de manteiga (não margarina);
  • Comer um ovo inteiro dentro de 30 minutos após acordar;
  • Ter uma refeição à base de ovos a cada três a cinco horas;
  • Fazer uma refeição mesmo que não esteja com fome;
  • Comer até 28 gramas de queijo gordo por ovo consumido;
  • Você deve comer pelo menos seis ovos inteiros por dia;
  • Os ovos devem ser os mais naturais possíveis, como os orgânicos ou caipira;
  • Você não deve comer três horas antes de dormir.

O Egg Fasting tem uma duração de três a cinco dias, sendo tempo suficiente para superar um platô de perda de peso. Segui-lo por mais tempo do que isso não é recomendado, pois, pode levar a riscos para a saúde, como deficiências nutricionais e constipação.

O protocolo é inadequado para pessoas que não podem comer ovos, como veganos, pessoas com alergias a ovos ou que evitam ovos por motivos religiosos.

Como funciona?

O Egg Fasting tem como objetivo principal levar seu corpo a cetose.

A cetose acontece quando seu corpo tem pouco acesso à glicose, sua primeira fonte de energia. Para compensar, seu corpo produz corpos cetônicos com a gordura do corpo e os usa como combustível.

Ovos Egg Fasting Blog Olá Saúde
O Egg Fasting pode levar seu corpo a cetose

Para ficar a cetose, as pessoas normalmente precisam comer 50 gramas de carboidratos ou menos por dia. Eles obtêm o restante de suas calorias de uma dieta rica em gordura e com proteínas.

Uma dieta cetogênica pode ajudar na perda de peso, aumentando a saciedade, diminuindo a compulsão alimentar, aumentando a ingestão de proteínas e potencialmente diminuindo o acúmulo de gordura no corpo.

Além disso, estudos confirmaram que a dieta cetogênica é mais eficiente para o emagrecimento que as dietas convencionais com pouca gordura e baixas calorias.

Contudo, o Egg Fasting dura apenas três a cinco dias, assim, pode não haver tempo suficiente para o organismo atingir a cetose. Em alguns casos, leva uma semana ou mais para entrar nesse estado.

Benefícios do Egg Fasting

Os seguintes benefícios são o que você pode obter ao seguir o Egg Fasting. Lembre-se que esses benefícios podem variar de pessoa para pessoa por uma série de fatores.

Entre os benefícios podemos citar:

Redução da fome

A base do Egg Fasting é o consumo de ovos, que são alimentos altamente nutritivos. De fato, vários estudos mostram que comer ovos pode saciá-lo por mais tempo. Isso leva a uma redução da fome durante o dia.

Foto de Mulher redução da fome, Protocolo Egg Fasting Blog Olá Saúde
A redução da fome é um dos benefícios do Jejum do Ovo

Pesquisas indicam que um alto consumo de proteínas (como os ovos) pode ajudar a aumentar os níveis de hormônios que promovem a saciedade, como o peptídeo YY (PYY), GLP-1 e CCK, enquanto reduz os níveis do hormônio da grelina que promove a fome.

Pode ajudá-lo a emagrecer

O Egg Fasting é baseado na dieta cetogênica, que pode promover a cetose. Estudos mostram que as dietas cetogênicas podem ajudar a perder gordura, manter a massa muscular, reduzir o apetite e melhorar os marcadores de doenças, como níveis elevados de açúcar no sangue, triglicerídeos e colesterol.

Foto de Mulher perda de peso, Protocolo Egg Fasting Blog Olá Saúde
Um baixo consumo de carboidrato como o Egg Fasting, facilita a perda de peso

Promove a perda da gordura visceral

A gordura da barriga ou gordura visceral é um fator de risco para doenças cardíacas, diabetes e outras doenças crônicas.

Em um estudo, pessoas que seguiram uma dieta cetogênica perderam mais gordura total e gordura abdominal do que aqueles em uma dieta com pouca gordura – apesar de comer 300 calorias a mais por dia.

Gordura visceral barriga, Protocolo Egg Fasting Blog Olá Saúde
A gordura visceral é altamente prejudicial a sua saúde

Em outro estudo, as mulheres que seguiram uma dieta cetogênica perderam uma média de 21,2% de gordura visceral – em comparação com uma redução de 4,6% nas mulheres em uma dieta rica em fibras e com pouca gordura.

Pode reduzir a resistência à insulina

A resistência à insulina é uma condição que ocorre quando seu corpo não responde adequadamente à insulina, o hormônio que regula o açúcar no sangue.

Vários estudos já demonstraram que dietas com baixos carboidratos podem reduzir a resistência à insulina, o que por sua vez pode melhorar a capacidade do seu corpo de gerenciar os níveis de açúcar no sangue. Em um pequeno estudo, pessoas com diabetes tipo 2 que seguiram uma dieta cetogênica reduziram sua resistência à insulina em 75%. Em outros estudos, pessoas com diabetes tipo 2 que seguiram a dieta cetogênica foram capazes de reduzir ou retirar os remédios para diabetes.

Riscos potenciais e efeitos colaterais

O protocolo Egg Fasting pode vir com alguns efeitos colaterais em potencial para adultos saudáveis.

Caso esteja começando uma dieta cetogênica, pode experimentar a gripe cetogênica, uma reação do corpo para se usar às cetonas como fonte de energia em vez de glicose. Os sintomas comuns incluem aumento da fome, irritabilidade, baixa energia, problemas de sono, náusea, confusão mental, fraqueza, dores de cabeça e mau hálito.

Gripe cetogênica, Protocolo Egg Fasting Blog Olá Saúde

Esses sintomas são temporários e desaparecem após alguns dias. Para reduzir o risco da gripe cetogênica, tente seguir uma dieta baixa em carboidratos antes de iniciar o Egg Fasting. Tente beber o máximo de água possível e consuma sal.

Fazer o Egg Fasting por muito tempo pode aumentar o risco de uma deficiência nutricional.

Além disso, os jejuns de ovos – junto com outros tipos de jejum – são inadequados para mulheres grávidas ou que estão amamentando.

Resumindo

O Egg Fasting é um protocolo baseado na dieta cetogênica de curto prazo que inclui principalmente ovos, queijo e manteiga ou outra fonte de gordura.

Ovos, Manteiga e Queijo do Protocolo Egg Fasting Blog Olá Saúde
Ovos, Manteiga e Queijo que você consumirá no Egg Fasting

Tem duração de três a cinco dias e pode ajudar na perda de peso a curto prazo e quebrar um platô de perda de peso. Ainda assim, pode haver riscos, como deficiências nutricionais – principalmente se você a seguir por mais tempo do que o recomendado. Embora o Egg Fasting tenha vários benefícios, não é uma solução a longo prazo. Tente seguir uma dieta cetogênica ou low-carb para obter resultados duradouros.

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